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1. Identificação
Tipo de ReferênciaArtigo em Evento (Conference Proceedings)
Sitemtc-m12.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador6qtX3pFwXQZGivnJRY/KPuoH
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m12@80/2006/04.20.19.19
Última Atualização2020:09.03.11.21.50 (UTC) simone
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m12@80/2006/04.20.19.19.01
Última Atualização dos Metadados2022:09.14.19.52.39 (UTC) administrator
Chave SecundáriaINPE-13669-PRE/8864
Rótuloself-archiving-INPE-MCTIC-GOV-BR
Chave de CitaçãoAlmeidaNing:1998:ImInGr
TítuloImplementação de uma interface gráfica para o controle de agentes autônomos em ambientes dinamicos
Ano1998
Data de Acesso13 maio 2024
Tipo SecundárioPRE CN
Número de Arquivos1
Tamanho1754 KiB
2. Contextualização
Autor1 Almeida, Ana Carolina de
2 Ning, Carlos Ho Shih
Grupo1
2 DPI-INPE-MCT-BR
Afiliação1 Universidade de Taubaté (UNITAU)
2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Nome do EventoSeminário de Iniciação Científica do INPE (SICINPE), 4
Localização do EventoSão José dos Campos
Data1-2 jul
Páginas49-50
Histórico (UTC)2006-07-25 17:04:46 :: vinicius -> administrator ::
2013-09-13 02:17:10 :: administrator -> marciana :: 1998
2017-08-31 19:37:47 :: marciana -> administrator :: 1998
2018-06-05 00:52:51 :: administrator -> vinicius :: 1998
2019-11-26 12:15:57 :: vinicius -> simone :: 1998
2020-09-03 11:21:51 :: simone -> administrator :: 1998
2022-09-14 19:52:39 :: administrator -> simone :: 1998
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Tipo do ConteúdoExternal Contribution
Tipo de Versãopublisher
Palavras-ChaveGEOPROCESSAMENTO
sistema de animação de múltiplos robôs autônomos
programa de computador
ResumoMuito se fala no uso do computador para soluções de problemas do nosso dia a dia: cadastro de pessoas, contabilidade, pagamento de contas via Internet, etc. O computador, ou os programas nele executados, acabam por representar uma personificação de um indivíduo capaz de realizar tarefàs especializadas. Uma maneira de fazer com que os programas de computador sejam um pouco mais inteligentes seria o de dar uma autonomia supervisionada a esses programas tratando-os como agentes. Muitos dos programas de computador que normalmente não são visualmente visíveis podem ser apresentados numa forma gráfica. Um exemplo disso é o Microsoft Word Help, que todos nós conhecemos, que nada mais é do que um programa típico de ajuda que reside no menu de Help em qualquer programa mas com um aspecto humano, ou simpático. Isto é, quando o Help é acionado uma figura aparece (Fig.l). Essa figura se movimenta, dá dicas e sugere informações mais apropriadas para cada situação. Esse tipo de programa assistente é mais conhecido com wizard, mas agente é uma nomenclatura mais geral para programas inteligentes sejam elas visíveis ou não. Neste trabalho pude conhecer os mecanismos de um sistema de animação de múltiplos robôs autônomos que se movimentam num ambiente cheios de objetos como cadeiras, mesas, copos e balcões. Os robôs são entidades (agentes) com formas humanóides e com comportamentos autônomos (ações). Eles têm um repertório de movimentos, ou ações, que se adaptam para cada situação. Por exemplo, tomemos o cenário de um bar (Fig.2) e que um certo robô agente deseja apanhar uma bebida, neste caso: ou ele vai até o local onde está a bebida e apanha o copo contendo a bebida; ou ele pede para um agente garçon; ou ele pede para um agente barman. Ainda assim, para cada uma dessas ahernativas o robô deve decidir uma das muitas ahernativas disponíveis. No caso do robô decidir-se por ir pessoalmente ao local da bebida ele deve verificar onde, em que balcão, tem copos com bebidas e ir até lá. Se ele já estiver no próprio local da bebida ele não precisará caminhar, bastando estender o braço e apanhar o copo. Mesmo nesta simples ação o robô ainda deverá decidir se deverá inclinar/virar o corpo ou simplesmente estender o braço, e assim por diante. As ações que os agentes robôs podem realizar em cada situação depende do repertório de ações implementadas. A capacidade de percepção de uma variedade de situações para acionar a ação apropriada também faz parte do repertório do robô. Isto é feito através de regras de decisão do tipo: SE percepção da situação ENTÃO realize uma ação. Em cada ação escolhida novas sub-decisões podem ser tomadas até que uma ação concreta final possa ser escolhida. A codificação dessas regras de decisão é feita numa linguagem de Inteligência Artificial chamada Prolog. Estas duas partes da regra são na realidade programas. Se o primeiro programa percepção da situação executar com sucesso então o programa realize uma ação será feito. Dessa forma novas regras poderão ser facilmente agregadas ao repertório. A visualização de agentes sob a forma gráfica permite que se "enxergue" a atividade de um programa, isto é, a associação de uma figura familiar a um programa, como é o caso do MS Word na Fig.! e do robô neste trabalho na Fig.2, permite que se enxergue os programas como personagens que realizam atividades no computador. A inteligência desses personagens pode ser ampliada a medida que acrescentamos mais regras que identifiquem as situações com maior nível detalhe.
ÁreaSRE
Arranjo 1urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção anterior à 2021 > DIDPI > Implementação de uma...
Arranjo 2urlib.net > BDMCI > Fonds > Acervo PIBIC/PIBITI > PIBIC/PIBITI 1998 > Implementação de uma...
Conteúdo da Pasta docacessar
Conteúdo da Pasta sourcenão têm arquivos
Conteúdo da Pasta agreementnão têm arquivos
4. Condições de acesso e uso
URL dos dadoshttp://urlib.net/ibi/6qtX3pFwXQZGivnJRY/KPuoH
URL dos dados zipadoshttp://urlib.net/zip/6qtX3pFwXQZGivnJRY/KPuoH
Idiomapt
Arquivo AlvoAlmeida_implementacao.pdf
Grupo de Usuáriosadministrator
simone
vinicius
Grupo de Leitoresadministrator
simone
Visibilidadeshown
Detentor da CópiaSID/SCD
Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3EQCCU5
8JMKD3MGPDW34P/478H9FP
Lista de Itens Citandosid.inpe.br/mtc-m16c/2022/07.08.19.54.39 1
Acervo Hospedeirosid.inpe.br/banon/2001/04.06.10.52
6. Notas
NotasBolsa PIBIC/INPE/CNPq
Campos Vaziosarchivingpolicy archivist booktitle callnumber copyright creatorhistory descriptionlevel dissemination doi e-mailaddress edition editor electronicmailaddress format isbn issn lineage mark mirrorrepository nextedition numberofvolumes orcid organization parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project publisher publisheraddress readpermission resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark serieseditor session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype type url volume
7. Controle da descrição
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